Inicial
som
família tilinda .com
Laboratórios de Performance
Música em Família
Semanas da Musica .com
série grandes mestres .com
Recital Comentado
salete chiamulera.com
astarte
Duo Leichsenring
Embap
Festival Penalva
koellreutter
Pró-Música
Professores
Amor e Crianças
Família Chiamulera
Grupo de Estudos
Homenagens
Rosa Maria Chiamulera
Artigos
Imprensa
Fotos
pianistas admiráveis
Poemas e Desenhos
Técnicas e Estruturações
Aquamec
Cetha
Engenharia
PRVP
Caleidoscópio
Inicial
 

O ESTADO DO PARANÁ

CURITIBA, DOMINGO, 27 DE ABRIL DE 1986 - página 7.


CHOPIN EM CURITIBA


Muita gente gosta, admira e curte Chopin. Mas para melhor compreender o grande gênio é preciso amá-lo. Neste artigo Salete Chiamulera, que está em Varsóvia fazendo um curso de aperfeiçoamento sobre a música de Chopin, apresenta um artista com mais calor, com mais amor e paixão. Assim fica mais fácil compreendê-lo e amá-lo.


Frederic François Chopin todos nós conhecemos - o grande compositor polonês nascido em 22 de fevereiro de 1810 em Ziazowa WoIa (um lugarejo nas proximidades de Varsóvia) e falecido em 17 de outubro de 1849, em Paris.

Entre sua obra, Polonaises, Valsas, Mazurkas, Sonatas, Noturnas, Prelúdios entre outras, encontramos um dos maiores acervos que a humanidade possui em matéria para piano.

Chopin viveu dos vinte anos até a sua morte no exílio (a maior parte do tempo em Paris), longe da sua terra natal. Porém, em cada acorde, frase musical do leu trabalho é a Polônia, sua amada terra, que transparece.

Foi um dos representantes máximos de Romantismo, como também, precursor do wagnerismo, com suas arrojadas inovações harmônicas.

E, hoje, aqui em Varsóvia, se pode conhecer muito mais de perto (e profundamente) a vida obra do compositor, graças ao trabalho da Sociedade Frederic Chopin. Esta sociedade, criada em 1934 por iniciativa de Mieczystaw Idzkowski está instalada em um belo castelo - Castelo Ostrogski - no centro de Varsóvia. Além de seus escritórios de funcionamento, o castelo abriga um belíssimo museu, Biblioteca, Discoteca e uma sala de Recitais.

Ainda por ocasião da sua criação, a Sociedade (que inicialmente chamou-se Instituto Frederic Chopin apenas em 1950 veio a ser Sociedade Frederic Chopin) tinha dois principais objetivos: cuidar de todo o legado de Chopin, suas relíquias e objetos, como também, ser a responsável por uma edição rigorosa da sua obra musical completa. Estes dois pontos foram (como continuam sendo) atingidos e, ainda outros se uniram a eles.

Hoje, a Sociedade possui em seu museu o último plano do compositor (um piano da firma Pleyel), 101 partituras manuscritas, 52 cartas genuínas escritas pelo próprio Chopin, entre outras relíquias.

A Biblioteca contém mais de 4.292 itens, incluindo 200 antigas publicações e mais de 7.282 entre impressos e artigos da imprensa. A edição completa da obra de Chopin, realizada pela Sociedade, tendo como editor o grande pianista e compositor polonês J. Paderewski é, nos dias atuais, uma das edições mais difundida e respeitada por todo mundo.

Além disto, atualmente é a Sociedade e responsável pela organização de um dos maiores concursos de piano do mundo - o Concurso Internacional de Piano Frederic Chopin, que realiza-se a cada cinco anos em Varsóvia; assim como o Festival Anual de Chopin em Duszniki - Zdrój (estação de águas no Sul da Polônia, aonde o compositor esteve se tratando de uma doença pulmonar).

A Sociedade ainda promove concertos, exposições, organiza edições, administra a casa natal de Chopin em Zelazowa Wola e a Sala Chopin em Varsóvia (uma sala na atual Academia de Belas Artes aonde naquela época viveu Chopin), entre outras inúmeras atividade.

E agora, graças a uma primorosa iniciativa, promoção e realização da Sociedade União Juventus, sob a presidência do sr Rizio Wachowicz, teremos também em Curitiba um pouco mais de Chopin, por ocasião do I Concurso Nacional de Interpretação Pianística de Música Polonesa/Brasileira terá lugar de 23 a 27 de abril do corrente ano no Teatro Guaíra.

Esta promoção, que conta com o apoio do Consulado da República Popular da Polônia, Secretaria do Cultura do Paraná, Funarte, Fundação Teatro Guaíra, Pianos Essenfelder, Café Damasco, terá no seu corpo de jurados a presença de um dos maiores professores de piano da Polônia - Andrei Jasinski.

E, por que não se aproveitar tão bela e história ocasião e se criar uma pequena Sociedade Chopin em Curitiba?

Não há necessidade de ser um projeto grande. Uma pequena sala com quinze a vinte lugares como Chopin gostava (salas pequenas para pequenos públicos) aonde se possa realizar recitais, palestras sobre o compositor, como também projeções sobre a terra natal de Chopin (o Consulado Geral da Polônia possui filmes belíssimos sobre Zelazowa Wola). Quem sabe ainda uma pequena biblioteca - enfim, um local específico aonde se possa ter acesso à vida e obra de Chopin.

Esta pequena sala, inicial sede da Sociedade Chopin em Curitiba, poderia ter lugar na própria Sociedade União Juventus ou em um local cedido pela Fábrica de Pianos Essenfelder.

Talvez você que está lendo poderá me (se) perguntar: afinal, por que Chopin quando temes tantos talentos paranaenses brasileiros que estão quase que totalmente esquecidos? Sem dúvida! Ainda há muito o que se fazer (e, ainda bem!) peles nossos talentos. Porém, Chopin é Piano e Piano é Chopin. Este instrumento tão difundido por todos os continentes, tem no compositor polonês uma expressão máxima.

Curitiba merece um projeto como este. Afinal, é a cidade que possui mais poloneses no América Latina, além de ser sede de uma das mais expressivas fábricas de piano do Brasil.

Então, por que não unir estas duas forças a colônia polonesa e Pianos Essenfelder, junto com a EMPAB, Pró-Música de Curitiba (e com quem mais se apaixonar pela Idéia) e levar adiante este empreendimento?

Quanto mais pessoas tiverem oportunidade de conhecer a vida e abra de Chopin, melhor será para e mundo, melhor será para todos nós.

Voltar
Conhea a ferramenta do POW internet para criao de sites Institucionais e E-commerce