Inicial
som
família tilinda .com
Laboratórios de Performance
Música em Família
Semanas da Musica .com
série grandes mestres .com
Recital Comentado
salete chiamulera.com
astarte
Duo Leichsenring
Embap
Festival Penalva
koellreutter
Pró-Música
Professores
Amor e Crianças
Família Chiamulera
Grupo de Estudos
Homenagens
Rosa Maria Chiamulera
Artigos
Imprensa
Fotos
pianistas admiráveis
Poemas e Desenhos
Técnicas e Estruturações
Aquamec
Cetha
Engenharia
PRVP
Caleidoscópio
Inicial
 

TALENTO - 50 success - 10

RECITAL COMENTADO


PIANISTA CURITIBANA APONTA OS CAMINHOS PARA MELHOR

COMPREENSÃO DA MÚSICA ERUDITA


Os sons e a música, quer como comunicação em si, ou corno ambientação e expressão, constituem realidade indiscutível em nossas vidas. Ouvir é essencial, porém ainda mais primordial é escolher o que se quer ouvir. Tem sido uma constante na vida atual da sociedade a baixa qualidade do material ouvido pelos seres humanos. Por que não afinar nossos ouvidos para consumir sons melhores?

A música de grandes mestres corno Beethoven, Bach, Chopin, VilIa-Lobos e outros, ainda é possibilidade auditiva para poucos. Observa-se grande lacuna entre a minoria de intérpretes e apreciadores da música erudita e a população de maneira geral. Para quem tem oportunidade de receber a iniciação no alto mundo musical, o recital comentado surge como caminho para diminuir a lacuna entre ouvinte/clássico. O recital comentado proporciona a familiarização entre a pessoa comum e esses imortais gênios da criação graças a linguagem coloquial do apresentador do espetáculo. O intérprete, conhecedor da obra musical em profundidade, disseca a música clássica e desmistifica-a. No século passado, quando um exímio artista (virtuoso) se apresentava publicamente em determinado espetáculo, bastava e o púbico se dava por satisfeito. Como tudo é dinâmico, atualmente em pleno século da mídia, o artista está mudando de postura.

Comunicar-se através da palavra é tão importante quanto comunicar-se via música. Porque o grande público é consumista e precisa viver a arte de forma mais moderna. Aí está o motivo pelo qual a pianista Salete Chiamulera vem empregando o recital comentado como a melhor forma de comunicação nos espetáculos. Já realizou duzentos desde o regresso ao Brasil após ter permanecido durante dois anos na Polônia.

Talvez seja mais desgastante, pois neste tipo de apresentação, o artista precisa fazer tudo sozinho: recita, toca, coloca slides e explica a vida do autor, realizando na prática a comunicação mais viva e acabando de vez com os monólogos de épocas passadas. São mais de vinte anos de carreira. A pianista curitibana começou a estudar piano com a irmã Valentina, passou pelas mãos de Liane Essenfelder Frank na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Nessa mesma escola, concluiu o Curso de Licenciatura em música e o curso superior de Instrumento. Foi assistente da pianista e professora Maria Leonor de Mello Macedo na Escola Superior de Música de Blumenau. Atuou com o pianista Gley Leichsenring e realizou espetáculos em Curitiba e interior juntamente com a escritora Luci Mata Colin.

Foi responsável pelas cadeiras de Estética e Percepção Musical da EMBRAP. Teve aulas com Dilma Sigwalt, Vânia Pimentel, Marco Antonio Almeida e Osvaldo Colarusso. Estudou com Luís Thomaszeck. Fez cursos de aperfeiçoamento com Homero de Magalhães, Heitor Alimonda, Antonio Bezzan, Magdalena Tagliaferro, Jacques Klein, Miguel Proença e Artur Moreira Lima.


NA CORTINA DE FERRO


A experiência mais importante para Salete pode ter sido a passagem pela Polônia, onde foi estudar como bolsista. A princípio, o choque cultural, a barreira do idioma, o frio cortante (37 graus negativos) e o aprendizado duro na Academia de Música Chopin de Varsóvia. O Brasil era ao mesmo tempo o país exótico das matanças de índios e a pátria da “Escrava Isaura” da Rede Globo de Televisão e que tanto sucesso fez entre os poloneses.

Conseguiu fazer amizade em Varsóvia, conheceu Chopin profundamente. Foi selecionada para o XI Concurso Internacional de Piano Frederic Chopin, em 1985 como única representante brasileira presente naquele importante acontecimento musical que se realiza a cada cinco anos. Realizou recitais na Cortina de Ferro, divulgando o compositor brasileiro Villa-Lobos. Em outubro de 1987 apresentou-se na Escola Normas de Música de Paris.

Villa-Lobos foi seu guru durante a permanência na Polônia. Curtindo saudades do Brasil, Salete Chiamulera vivia a pátria através do grande compositor. A introspecção dos poloneses foi deixada de lado: todos queriam conhecer a obra do genial brasileiro, permitindo maior abertura à cursista curitibana.

Após voltar, o trabalho não parou. Ano a ano, espetáculo atrás de espetáculo primeiramente com a ajuda do governo (Banestado) e depois sem o patrocínio de ninguém. Como empresária de si própria, Salete tem-se desdobrado percorrendo diversas cidades do interior do Paraná, além de ter tocado no Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília e Campo Grande. Ela não concorda quando falam que aqui não há campo para o profissional. Pelo contrário, sempre existe quem esteja interessado em ouvir bons músicos. Valem as escolas, clubes, centros de letras, teatros e outros locais.


MISSÃO COM AMOR

Para quem gosta da arte, trata-se de missão das mais prazerosas. A concentração durante horas é necessária e torna o trabalho fascinante. É corno define a pianista: mecânico, intelectual e emocional. É completo: dedos, cabeça e emoção. A escolha recai sobre a obra mais condizente com o momento. Se a artista está triste, opta por obra desse teor; se apaixonada, dedica-se a transmitir o mesmo sentimento.

O grande ídolo é Jesus Cristo. Salete gosta de extravasar a lição máxima de Cristo (amor) através do instrumento musical. Se entrega totalmente. Sem pretender imitar ninguém. Deseja ser ela própria, desenvolver ao máximo o potencial e assim servir à humanidade, proporcionando felicidade ao próximo através do dom que Deus lhe deu.

Nascida sob o signo de Áries, quase se tornou engenheira civil. Desistiu em favor da arte. Uma dedicação que divide com o amor (é noiva) e os planos de realizar um curso de mestrado em San Diego, na Califórnia durante os próximos dois anos. Apesar das viagens pelo mundo, adora a convivência familiar, é extremamente caseira, pretende se casar e levar a vida normalmente. Não quer dizer abdicar da missão. Precisa de compreensão já que não larga mão de dedicar-se às vezes um dia inteiro ao estudo, leva as partituras para a cama, entregando-se realmente de corpo e alma. A fidelidade à arte está em primeiro lugar, com sensibilidade. A identificação total com o ideal.

Voltar
Conhea a ferramenta do POW internet para criao de sites Institucionais e E-commerce