Inicial
som
família tilinda .com
Laboratórios de Performance
Música em Família
Semanas da Musica .com
série grandes mestres .com
Recital Comentado
salete chiamulera.com
astarte
Duo Leichsenring
Embap
Festival Penalva
koellreutter
Pró-Música
Professores
Amor e Crianças
Família Chiamulera
Grupo de Estudos
Homenagens
Rosa Maria Chiamulera
Artigos
Imprensa
Fotos
pianistas admiráveis
Poemas e Desenhos
Técnicas e Estruturações
Aquamec
Cetha
Engenharia
PRVP
Caleidoscópio
Inicial
 
LUIS THOMASZECK

Nasceu em 11 de junho de 1950. Recebeu suas primeiras lições de piano de de sua avó Aline Parigot de Souza. Pianista paranaense, iniciou seus estudos musicais na Escola de Música e Belas Artes do Paraná com o Prof. Daniel Costa da Silva de 1960-1964, quando concluiu o Curso Fundamental de Piano, com nota máxima. Freqüentou em 64, 65, 67 o Curso Internacional de Férias de Teresópolis como bolsista, tendo sido considerado Hóspede oficial da Cidade em 65 e recebendo oferta de Bolsa de Estudos da Embaixada da Polônia em 67.

Em 65 ainda classificou-se por unanimidade no I Concurso para Solistas da Orquestra Filarmônica de S. Paulo; viajou para N.Y., vencendo concurso e estudando como bolsista (“Honour Scholarship”) na Juilliard durante um ano.

Sob orientação de Gilberto Tinetti, em 67 venceu por unanimidade o I Concurso Nacional de Piano de S. Paulo. Convidado por Cláudio Arrau volta a N.Y. onde o Mestre o orientou graciosamente nos concertos realizados nos Estados Unidos. Em 69 representa nosso País em concerto da O.E.A. em Washington, em homenagem à passagem do 10º aniversário do falecimento de Heitor Villa-Lobos.

Em 70 viajou para a Alemanha a fim de participar do “International Meisterkurse” em Bonn, comemorativo do bicentenário do nascimento de Beethoven. Em dezembro de 70, recebeu convite da Interartists, da Holanda, para integrar o seu quadro de artistas contratados, com exclusividade para toda a Europa.

Em 72, foi convidado pela Juventude Artística do Brasil para se apresentar no quadro de artistas da I Convenção das Juventudes Musicais Pan-Americanas, quando foi contratado para uma série de 25 concertos por seis países das Américas. Foi o 1º artista jovem a representar o Brasil nos programas de intercâmbio internacional das juventudes musicais dos países das Américas. Quando se preparava para as turnées que realizaria pela Europa, foi acometido por gravíssima enfermidade paralisante que quase lhe roubou a vida.

Sua recuperação física, apesar de nunca ter se efetivado totalmente, se deu graças à sua força de vontade. Em 78, ministrou curso, sobre a obra pianística de R. Schumann, marcando retorno do artista às atividades. Além disso, dava aulas particulares.

Faleceu em 17 de outubro de 1978, vítima de enfarte.

Voltar
Conhea a ferramenta do POW internet para criao de sites Institucionais e E-commerce